A cada um de nós

 Por Ângela Mara

“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus.” (Romanos 1.1.)

Enquanto eu lia esse versículo, imaginei Paulo se apresentando. Ele expôs ali sua identidade. Quem é Paulo?

Primeiramente, ele diz o que considera mais importante: é “servo de Jesus Cristo”. Em seguida, ele apresenta sua credencial: “apóstolo”. Por fim, declara sua condição: “separado para o evangelho de Deus”.

Diante disso, fiquei pensando na minha apresentação. Como eu posso me apresentar? Eu teria várias formas de fazê-lo. Mas, no que diz respeito à minha função neste corpo único que é a Igreja de Cristo, qual forma de me apresentar seria a mais adequada? Isso já começou a complicar minha cabeça.

Pouco mais adiante, ainda na Carta aos Romanos, Paulo fala: “... Digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Romanos 12.3). Na sequência, ele fala que fazemos parte de um mesmo corpo, mas que somos membros com funções diferentes.

Aí fiquei imaginando na forma de “cada um dentre vós” se apresentar. Fui tomada de uma consciência exata da importância dessa expressão. “Cada um” é individual, é nossa vida particular e nossa relação íntima com Deus. Mas aí vem o “dentre vós”. Então é o indivíduo, com suas particularidades, mas fazendo parte do todo. Isso é maravilhoso!

Ainda não formulei minha apresentação mais adequada. Mesmo porque ainda estou tentando “não pensar de mim mesma além do que convém”. Ainda sou instável. Às vezes me ensoberbeço e preciso de um puxão de orelha de humilhação da parte de Deus. E às vezes me sinto inferior, não valorizando meu lugar no corpo de Cristo, achando-me “dispensável”.

Hoje, o Espírito Santo usou a apresentação de Paulo para me incentivar a formular minha própria apresentação e a valorizar minha função no corpo de Cristo. Apesar de não ter certeza dessa função ainda, tenho convicção de algo muito importante: Sou serva de Jesus Cristo e sou separada para o evangelho de Deus.

Mesmo eu não tendo a autoridade de Paulo na apresentação, quero desafiar aqueles irmãos que, talvez como eu, ainda não tenham uma apresentação formalizada, ainda não saibam ao certo sua função ou se julguem inferiores. Não vamos desistir. “Cada um de nós” precisa de “cada um de nós”. Afinal, somos um só corpo.

 

IdentidadeVida com deus

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

Livros em destaque