A Missão Evangélica Betânia faz parte da história do protestantismo brasileiro. Seus primeiros missionários chegaram aqui em 1961. Desde então ela tem sido parte fundamental na revolução que quase transformou o Brasil de um país necessitado de missionários estrangeiros para um verdadeiro celeiro de evangelistas compromissados com a missão de levar a mensagem da cruz “até os confins da terra”. Logo a Betânia se viu chamada também a suprir a necessidade de uma literatura bem fundamentada que alimentasse o avivamento que se derramava pelas igrejas brasileiras na década de 60.

Esse compromisso com o evangelho e com a obra de Deus tem sido refletido em toda a trajetória da Missão Betânia no Brasil. Não podemos falar da Missão Betânia sem falar do seu fundador, Ted Hegre. O trabalho desenvolvido pela Betânia ao redor do mundo é, na verdade, o cumprimento de uma visão que Deus lhe deu enquanto orava.

Em 16 de abril de 1943, Ted Hegre fundou a Capela Betânia (Bethany Chapel ) com um grupo que somava 16 membros. Em agosto de 1944, foi ordenado pastor. Numa tarde de domingo deste mesmo ano, enquanto orava, Ted recebeu uma visão do Senhor. A visão desafiava a Capela Betânia a enviar missionários para o mundo. O número que lhe veio à mente foi um total de 100 pessoas. A missão parecia impossível, já que os integrantes da Capela Betânia somavam pouco mais do que um décimo desse número.

Embora, temeroso, Ted compartilhou a visão com a comunidade que, para sua surpresa, aceitou a missão dada pelo Senhor, passando a trabalhar diligentemente para seu aprimoramento. Em 1962, três casais foram enviados ao Brasil, Rich e Karen Craven, Willy e Judy Harder e Paul e Joanne Mckaughan

Em 1964 é fundada a Missão Betânia no Brasil, com o objetivo de treinar pastores e evangelistas brasileiros para que ministrassem ao seu próprio povo. Neste mesmo ano é fundada a Editora Betânia, produzindo material de qualidade com uma literatura que alimentasse o avivamento que estava ocorrendo no Brasil.

A Missão Betânia do Brasil conta hoje com os seguintes ministérios:

A visão “impossível” de Ted Hegre a respeito do envio de 100 pessoas se cumpriu. Em 1974, a Betânia enviou seu centésimo missionário. A ênfase da Missão Betânia continua sendo, treinar pessoas para a obra de Deus, produzir uma literatura que edifique os cristãos e comprometer-se com missões levando a boa nova do evangelho a todas as nações do planeta.