A Editora Betânia faz parte da Missão Evangélica Betânia, que tem uma história significativa no protestantismo brasileiro. Seus primeiros missionários chegaram ao país em 1961 e, desde então, a missão tem sido fundamental na transformação do Brasil, de uma nação que precisava de missionários estrangeiros para um verdadeiro celeiro de evangelistas comprometidos com a tarefa de levar a mensagem da cruz “até os confins da terra”. Logo, a Betânia também se viu chamada a suprir a necessidade de uma literatura sólida que alimentasse o avivamento que se espalhava pelas igrejas brasileiras na década de 60.

Esse compromisso com o evangelho e com a obra de Deus tem marcado toda a trajetória da Missão Betânia no Brasil. Sua história está profundamente ligada a Ted Hegre, fundador da missão, que recebeu uma visão clara de Deus enquanto orava.

Em 16 de abril de 1943, Ted Hegre fundou a Capela Betânia (Bethany Chapel) com um grupo de 16 pessoas. Em agosto de 1944, foi ordenado pastor, e, naquele mesmo ano, recebeu do Senhor uma visão desafiadora: enviar 100 missionários ao mundo, mesmo com a Capela contando com pouco mais de 16 membros. Apesar do desafio, a comunidade abraçou a visão e trabalhou diligentemente para cumpri-la.

Em 1962, os primeiros missionários foram enviados ao Brasil, e em 1964 foi fundada oficialmente a Missão Betânia no país, com o propósito de treinar pastores e evangelistas brasileiros para ministrarem ao seu próprio povo. Nesse mesmo ano, nasceu a Editora Betânia, com o compromisso de produzir literatura de qualidade, alimentando o avivamento que florescia no Brasil.

A Missão Betânia do Brasil conta hoje com os seguintes ministérios:

A visão “impossível” de Ted Hegre a respeito do envio de 100 pessoas se cumpriu. Em 1974, a Betânia enviou seu centésimo missionário. A ênfase da Missão Betânia continua sendo, treinar pessoas para a obra de Deus, produzir uma literatura que edifique os cristãos e comprometer-se com missões levando a boa nova do evangelho a todas as nações do planeta.