A Prioridade para o ensino da Palavra

   Nos dias atuais, a maioria dos cristãos está vivendo ao sabor de muitas experiências místicas supersticiosas, a exemplo dos modismos teológicos que, na verdade, são crendices e ventos de doutrinas soprados por falsos mestres. O fato é que lhes falta conhecimento da Bíblia – a inerrante Palavra de Deus –, principalmente por causa da negligência de alguns líderes no ministério do ensino (Rm 12.7).

      Quando lemos o capítulo 17 de 2 Crônicas percebemos que a prioridade do rei Jeosafá, logo no início do seu reinado, foi o seu cuidado em instruir o povo de Deus.

      Instrução! Essa deveria ser a ordem do dia para as nossas igrejas, visto que muitos estão acostumados somente a ouvir, gravar e a repetir sem ler, consultar ou comparar o conteúdo doutrinário das informações bíblicas que vêm recebendo ou que lhe são passadas. E aí fica a advertência do profeta: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os 6.3).

       Ao falar sobre o futuro da Igreja Brasileira, o Dr. Russell Shedd conclui: “... em relação à Igreja evangélica no Brasil percebo o rápido crescimento por um lado, mas temo pela sua estabilidade ao notar a falta de conhecimento da Bíblia” (Revista Raio de Luz, 1997). Essa realidade é evidenciada pelo fato de que alguns líderes evangélicos estão vivendo num processo de alienação, ou seja, evitam confrontos, se fazem de surdos, não estão lendo nem procurando aprender a fazer o que é verdadeiramente correto. Como resultado, tem crescido em nosso meio o número de pessoas que estão aquém dos limites em termos de conhecimento bíblico, sem a convicção plena da salvação e do que seja uma vida de santidade e adoração a Deus.

      Segundo o Pastor Antônio Gilberto, “o plano de Deus para o cristão é que uma vez salvo prossiga até o pleno conhecimento da verdade”. Logo, necessitamos urgentemente de redescobrir a Palavra de Deus que, infelizmente, vem sendo substituída em alguns de nossos púlpitos.

      Acredito que eliminar o baixo nível de conhecimento da Bíblia é questão de prioridade, já que temos percebido – e isso é evidente – que o momento reservado para a Palavra está ficando, a cada dia que passa, em segundo plano em nossos cultos e demais reuniões.

      Assim, concluo dizendo que a nossa segurança, como salvos, também está condicionada ao ensino e ao conhecimento da Palavra de Deus. Logo, precisamos retomar e fortalecer nossas posições doutrinárias, pois a cada dia estamos rodeados de modismos teológicos e ideias heréticas.


                                                                                                              

    Kalley Brito é pastor na Assembleia de Deus em Sobradinho/DF; Geógrafo, Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental e Mestrando em Teologia pelo Instituto Betel Brasileiro. Contatos: kalleybrito@yahoo.com.br; kalleybrito@gmail.com

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

Livros em destaque