Com Valores Eternos em Vista

Com Valores Eternos em Vista

Nedra Dugan

Quando eu era criança, amava folhear meu livro de “recordações do bebê”. A página que mais chamava a minha atenção, entretanto, estava bem no meio do livro, onde se encontrava uma grande árvore genealógica. Mas tinha um problema:  havia muitas lacunas que me deixavam louca de curiosidade!  “Mamãe”, eu perguntava, “qual era o nome do meu bisavô?” (ou do meu tataravô), e ela não sabia dizer. Com essas lacunas impregnadas na minha mente, anos depois comecei uma busca intensa no intuito de preenchê-las.

Mas qual a importância de recordar uma história — seja de uma família, ou até mesmo de uma organização como a da Missão Evangélica Betânia? Seria isso uma mera curiosidade, ou nossas raízes realmente têm mesmo importância? Creio que há pelo menos duas razões para recordá-las.

A primeira encontra respaldo na própria Bíblia, que nos aconselha a “lembrar” as coisas que Deus fez.  Ele sabe que somos humanos, com memória falha e, por isso, mandou escrever. Malaquias 3.16 nos traz este fato:  “Depois aqueles que temiam ao Senhor conversaram uns com os outros, e o Senhor os ouviu com atenção.  Foi escrito um livro como memorial na sua presença acerca dos que temiam ao Senhor e honravam o seu nome.”

A segunda razão para se recordar e valorizar a história é que isso tende a preservar, ao longo dos anos, os valores e propósitos de uma organização, dando norte às próximas gerações. A prestigiada universidade Harvard, na cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, foi fundada em 1636, principalmente para treinar ministros da Igreja. A divisa original da universidade era Christo et Ecclesiae (Cristo e a Igreja), mudada, mais tarde, para Veritas (Verdade). Uma publicação, de 1643, declarou que o propósito da escola era “avançar o aprendizado e perpetuá-lo à posteridade, temendo deixar um ministério analfabeto às igrejas quando deitarem no pó os presentes ministros” (tradução minha).  A universidade se manteve fiel ao seu propósito durante uns cem anos até que, aos poucos, foi cedendo ao liberalismo no século 18.

Nenhuma organização cristã está imune às pressões do mundo que a cerca, e escrever a sua história é uma maneira de chamar as próximas gerações de volta às suas raízes.

A Missão Evangélica Betânia, cujo fundador e presidente por quase 40 anos, foi o Pastor Ted Hegre, tinha uma única proposta: treinar missionários e enviá-los por todo o mundo. E o Brasil foi um dos lugares escolhidos para o envio de muitos missionários, começando na década de 60.  Graças a Deus, a Missão Betânia brasileira continua seguindo a proposta original.        

Um dos principais valores da missão é a vida santificada. O Pr. Hegre pregava o que ele denominava “Os Três Aspectos da Cruz”: Cristo crucificado por nós, fomos crucificados com Cristo e Cristo crucificado em nós.  Não era apenas uma mensagem bonita, mas um estilo de vida exemplificado na vida da comunidade da missão. Todos – professores, diretores, liderança e famílias – viviam uma vida comum, de autoabnegação. Eu me lembro que na capela da escola bíblica, na parede atrás do púlpito, havia uma placa pendurada com este dizer: Viva com os valores eternos em vista. Toda vez que alguém entrava ali, via esta placa – era o que os membros da comunidade viviam, e no que os alunos se espelhavam. Internalizar estes valores era um desafio para todos.

Durante a leitura do meu livro, Com Valores Eternos em Vista, você será desafiado, inspirado, e encorajado a seguir o exemplo de missionários que deixaram sua terra, suas famílias e cultura, por amor a Deus e às almas perdidas. Minha oração é que sua leitura possa ajudá-lo a relembrar os valores eternos, e desafiá-lo a um novo compromisso com missões.

Que Deus nos abençoe.

Livro Citado pelo Artigo

Com Valores Eternos em Vista - Nedra Dugan

Clique na imagem para ser direcionado para o livro na Loja

Foto: Mantas Hesthaven

2 comentários

Andre de Albuquerque Caetano

Glória a Deus por tantos missionários que vieram para nosso país e que tinham valores eternos em vista!

Jose Lourenço

À dedicação em levar à palavra de Deus em todo o mundo deve ser e estar em primeiro lugar em nosso coração
Assim vários irmãos como o nosso Ted hegre recebeu esse chamado e não colocou em uma gaveta e sim colocou em pratica ,e chegou até nós .

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

Livros em destaque