VALORES DA MISSÃO EVANGÉLICA BETÂNIA

"Viva com os olhos fixos nos valores eternos" 

1. A MENSAGEM DA CRUZ- Vivemos e ensinamos que salvação e a vida vitoriosa são provenientes da obra de Cristo na cruz. Cremos que através da nossa identificação com Cristo na sua morte e ressurreição, todos podem viver uma vida de santidade e renúncia com os olhos fixos nos valores eternos.

    Nossas práticas:

    1. Assumimos a responsabilidade de conviver em harmonia.
    1. Consideramos todos os ministérios igualmente valiosos e, ao invés de competir por posições de liderança, vivemos para servir uns aos outros.
    1. Encaramos o ministério como vocação e não como profissão – priorizamos as questões do Reino acima da auto realização, e temos disposição para renunciar os direitos pessoais em prol do Reino.
    1. Optamos conscientemente pela simplicidade em nosso estilo de vida, sem, no entanto optar pelo voto de pobreza.

    2. VIDA  DEVOCIONAL - Cremos que fomos criados com o propósito de nos relacionar com Deus. Entendemos que o relacionamento diário com Ele é fundamental para um ministério sadio e frutífero – ministério é de “dentro para fora”. 

    Nossa prática:

    Priorizamos um tempo diário com Deus para oração e meditação na Palavra.

    3. EQUIPE MISSIONÁRIA – Somos pessoas comprometidas umas com as outras e adotamos o método do trabalho em equipe. Os dons e habilidades pessoais de cada um se integram com os de outros a fim de obtermos resultados excepcionais, eficazes e relevantes para o Reino de Deus.

      Nossas praticas:

      1. Trabalhamos em Equipe - Damos valor ao trabalho de equipe como meio de equilibrar os dons e habilidades de cada integrante. Objetivamos fortalecer a interdependência, a prestação de contas e o foco ministerial, visando tanto a eficiência quanto o bem estar de cada um dos componentes da equipe.
      1. Priorizamos relacionamentos– Cremos no valor individual e coletivo das pessoas e que devemos priorizar relacionamento dentro e fora da missão. Prezamos amizades duradouras, investindo tempo para construir relacionamentos sólidos e sinceros, resolvendo conflitos, reconhecendo e confrontando erros e elogiando com sinceridade, à luz dos princípios cristãos. Queremos fazer amigos e construir relacionamentos cooperativos.

      3. Cuidamos dos membros – Damos grande valor aos nossos membros, assim provemos cuidado pastoral para que permaneçam espiritual, mental, social e fisicamente fortes. Isso implica, entre outras coisas, fornecer-lhes ferramentas para autoexames e reavaliações, bem como dar-lhes as orientações necessárias para o seu crescimento pessoal, familiar e ministerial.

      4. Vida de FÉ- Cremos que devemos tomar passos de fé na expansão do Reino, indo além das possibilidades humanas; consequentemente, somos um ministério movido a oração.

        Nossa prática:

        Dedicamos tempo para oração individual e coletiva. Estamos convencidos  que as orações dos crentes chegam à presença de Deus, pedindo justiça, salvação dos perdidos, a vinda do Reino de Deus à Terra e a volta de Jesus para reinar e governar. Acreditamos que temos de rogar “ao Senhor da seara que mande trabalhadores para sua a seara”.

        5. NEGÓCIOS e EMPRESAS - Entendemos que devemos trabalhar com as mãos, empreendendo negócios como missão, afim de gerar sustento para o nosso pessoal de base e apoio aos missionários no campo. Vemos os nossos empreendimentos como veículo para levarmos a mensagem holística de Cristo às nações e oferecermos oportunidades de trabalho às comunidades nas quais nos instalamos.

        Nossas práticas:

        1. Trabalhamos e Exercemos a Fé - Embora nos estribemos totalmente no poder do Espírito para operar transformações de vida, valorizamos o trabalho árduo como forma de disciplina e exemplo no viver diário. Mesmo trabalhando diligentemente, confiamos em Deus e dependemos na sua provisão em resposta a oração.
        1. Criamos modelos de ministério sustentáveis e capazes de expandir. Para isso, desenvolvemos fontes de recursos (isto é, mensalidades, ofertas, empresas ou negócios, etc.), que contribuem para sustentar obreiros e beneficiar os ministérios locais que são frutos de nosso trabalho missionário. 
        1. Zelamos pela mordomia - Acreditamos que devemos cuidar com responsabilidade daquilo que Deus nos proporciona tanto financeiramente quanto pelos bens adquiridos com estes recursos... visando à mordomia cristã e a futura expansão dos ministérios da organização.

        6. FAMÍLIAS SADIAS - Entendemos que Deus estabeleceu a família como célula básica da sociedade e que, especialmente em nossos dias, precisamos zelar por sua integridade. Cremos que o casamento é indissolúvel e se consolida por meio da união matrimonial entre homem e mulher.  Aceitamos a nossa responsabilidade de priorizar relações matrimoniais sadias, o exercício bíblico da autoridade dos pais sobre os filhos, bem como a sua formação espiritual.  

        Nossas práticas:

        1. Em consonância com as Escrituras, repudiamos o divórcio (Mal.2.16) e
        • Sempre trabalhamos para a restauração de casamentos problemáticos.                       
        • Cremos que devemos  agir com  misericórdia para  com  aqueles  que  já  são divorciados, mas  entendemos  que  a  sua liderança  espiritual terá         parâmetros limitados (I Tim.3.4)  por causa da influência do seu exemplo contrário as Escrituras.
        1. Afirmamos, com as Escrituras, que a prática da homossexualidade é pecaminosa (Lev.18.22; Rom 1.18-32)  e trabalhamos para que pessoas possam ser libertas desta prática pelo poder de  Deus. (I Cor.6.9-11)  Precisamos amar praticantes desse pecado, respeitando a  sua dignidade e valor humano e refletindo o amor incondicional  de Cristo:  Mas, o  amor  verdadeiro,  que  zela  pelo bem eterno do próximo, requer que apontemos um caminho de libertação.

        7. DISCIPULADO E TREINAMENTO –Todos os cristãos devem passar pela experiência da cruz e conhecer pessoalmente a presença e o poder do Espírito Santo.  Todos devem ter oportunidade de amadurecer no evangelho, de aceitar seu chamado e preparar-se para ministrar a outros.  (texto antigo) 

        Nossas práticas:

        1. Treinamos Líderes Discipuladores – Achamos por bem discipular e formar líderes discipuladores, com a função de levar outros cristãos à maturidade cristã. O objetivo é que eles atuem inicialmente na sua igreja e depois participem do cumprimento da Grande Comissão. Temos realizado isso principalmente por meio de literatura apropriada e de escolas de treinamento bíblico e missionário, sempre acompanhado pelo exemplo.
        1. Treinamos Lideres holisticamente, orientados pelo triângulo ser, saber, fazer.
        1. Preparamos a transferência de liderança para novas gerações – Temos o propósito de preparar uma nova geração de liderança para os nossos ministérios, promovendo relacionamento Inter geracional transparente e vulnerável para criar um elo que facilite a passagem de valores. A fim de nortear e inspirar a nova geração, precisamos ressaltar os valores da MEB, contando as suas histórias de sacrifício e de fé e apreciando o início, a visão e o legado que formam a base do ministério Betânia. 

        8. MINISTÉRIO EM PARCERIA- Entendemos que trabalhamos como parte de um corpo maior de agentes do Reino e queremos integrar, cooperar e servir a Deus em parcerias transparentes com igrejas, missões ou outras organizações comprometidas com os valores e a expansão do Reino de Deus.

        Nossas práticas:

        1. Valorizamos parcerias com outros grupos que adotem ideais e valores bíblicos com relação ao ministério e à vida, e que tenham uma visão ministerial compatível com a da MEB.
        1. Ministramos juntamente com a Igreja - Trabalhamos de mãos dadas com a igreja. Entendemos que nenhuma missão sadia pode funcionar desconectada da Igreja. Todo trabalho da missão - literatura, treinamento, evangelismo, discipulado e envio de missionários transculturais, converge na plantação e desenvolvimento da Igreja de Cristo. 

        9. ENVIO DE MISSIONÁRIOS A OUTRAS NAÇÕES – Recrutamos, treinamos e enviamos missionários para pregarem a mensagem de Jesus. Identificamos povos e lugares do mundo que precisam conhecer Jesus Cristo. Em seguida, vamos a eles ou então enviamos outros e lhes damos suporte enquanto ali permanecerem.

        Nossas práticas:

        1. Priorizamos a Grande Comissão – Entendemos que devemos criar um movimento missionário em todos os setores da missão, incluindo as áreas de treinamento e literatura, para engajar a missão como um todo na tarefa de alcançar as nações.
        1. Enviamos Missionários – Temos escolhido campos e povos onde nossos missionários possam atuar com uma estratégia eficaz. Nesse caso, eles podem trabalhar diretamente em regiões menos evangelizadas ou então em outras mais evangelizadas, preparando outros missionários para atuar entre os primeiros.
        1. Criamos Empresas em Missão – Adotamos a tese de que podemos criar empresas como meio de evangelizar, discipular os crentes e promover transformações espirituais, sociais, econômicas e ambientais. Uma empresa íntegra (legalizada, ética) e eficiente pode ser uma excelente forma de dar testemunho cristão, de promover a justiça e criar uma sustentável expressão do Reino de Deus numa comunidade.
        1. Visamos à multiplicação missionária – Cremos que Deus nos chama a realizar um ministério catalisador, que frutificará na multiplicação de ministérios do Reino de Deus em todo o mundo.